em Marketing Digital

O fim do Google Reader

O fim do Google ReaderO Google Reader, uma dos serviçosmais utilizadas para controle de seus feeds RSS vai acabar. Noticiado hoje (14/03), a previsão é que o serviço fique online até 30 de junho de 2013. Como solução, outras ferramentas no mercado podem dar conta do recado:

  1. Feedly – http://www.feedly.com
  2. The Old Reader – http://theoldreader.com/
  3. Flipboard – http://flipboard.com/

Feedly – Tem um ótimo visual e apresenta uma boa organização dos feeds. Ele já é integrado ao Google Reader e, no primeiro acesso, ele importa todas as suas inscrições e pastas. Ele prometeu que, quando o Google Reader for cancelado, continuará executando o serviço a todos os seus usuários. Outra vantagem são os apps para celular e uma extensão para navegadores. No Google Chrome, instalei a extensão e agora tenho um pequeno ícone que permite salvar uma página para leitura posterior ou compartilhar nas redes sociais.

The Old Reader – Como o nome diz, é o bom e velho Google Reader com as funções de seguir e compartilhar entre usuários. De resto, é idêntico ao seu leitor de RSS. Indicado para os saudosistas e quem vai sentir saudades da aplicação do Google.

Flipboard – É um app para iOS e Android que dá um tratamento de revista aos seus feeds RSS. Nele, você pode navegar entre as notícias e artigos diários como se folheasse. Uma boa solução para leitura em tablets.

As opções não se restringem a essas, certamente, o mercado de agregadores de RSS vai esquentar, trazendo novos participantes. Possivelmente, a saída do Google deste mercado pode proporcionar mais benefícios que traumas. E, apesar de petições online abertas para convencer o Google a mudar de ideia, vale lembrar que, com a descontinuação do Google Notebook, serviço online de notas, permitiu o crescimento do excepcional Evernote e pode ser o impulso para novas empresas em um mercado que se abre.