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Conheça algumas praticas de Marketing online em jogos e casinos

Os presentes ou brindes (gifts) são um dos vários tipos de mecânica de marketing muito utilizada em jogos online para motivar novos usuários a participar. Enquanto alguns jogos se servem de presentes existentes no mundo real sob a forma de dinheiro, cartões brinde, etc, outros jogos, necessitam motivar os jogadores de forma virtual, como por exemplo, oferecer flores, emblemas ou convites para ingressar num grupo de aficionados desses jogos. O sentido de pertencimento é sempre necessário e faz parte de uma das qualidades intrínsecas do ser humano, que aliado, ao sentido comum de imitação, é capaz de provocar reações em cadeia. Ora, tudo isto é conhecido e explorado pela indústria de jogos quer seja online ou não.

Uma outra preocupação dominante no marketing de jogos, quer sejam online ou não, é, associar o divertimento e a execução de tarefas de trabalho. Um dos comentários mais recorrentes dos jogadores é a de que não conseguem efetuar essa ponte entre o divertimento e o trabalho real. Experiências levadas a cabo em universidades, escolas e até empresas, demonstram, no entanto, que tal ligação não só é possível como até pode ser fortemente motivadora e proveitosa. Talvez um dos elementos essenciais das aplicações (apps) e sites de jogos é a atribuição de incentivos com o intuito de fidelizar clientes. Assim, um bom exemplo disto, são os jogos de casino online que atribuem compensações e ofertas de entradas, por vezes, como forma de recompensar um jogador frequente ou algum prêmio de consolação por ter ficado em determinada posicao ou participado em algum torneio. Nao é também incomum vermos sites como http://www.roletaonline.pt oferecerem dinheiro de início para participação em determinado torneio ou jogo, seja ele de apostas, de poker, slots, blackjack ou até roleta, sendo que, os jogos de casino online e os sites de casas de apostas sao os exemplos mais directos e fáceis de detectar deste tipo de ações.

Contudo, jogos sobretudo online recorrem muito a este método independentemente do tema do jogo como forma a tentar atrair novos jogadores e recompensar alguns outros. Como é o caso de ações de se recomendar o jogo a um amigo e ele se inscrever ganha alguns bónus e items de jogo.

Não é por acaso que o Oxford Dictionnary introduziu uma nova palavra em 2011 designada ‘gamificação’ e que é definida como a aplicação de elementos típicos de praticar o jogo (por exemplo, pontos de pontuação, a concorrência com os outros, saber as regras do jogo) estendendo-as a outras áreas de atividade, geralmente como uma técnica de marketing online para incentivar o envolvimento com um produto ou serviço.