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José Telmo

O impacto COVID-19 na popularidade dos aplicativos

O isolamento social induzido pela pandemia alterou o relacionamento que os consumidores têm com a tecnologia. Com o mundo físico agora recuando lentamente, os consumidores ficam subitamente mais dependentes de aplicativos para comunicação, compras, manutenção da saúde e entretenimento.

O gráfico de hoje extrai dados de um novo relatório do MoEngage e Apptopia e mostra os vencedores e perdedores da pandemia no mundo dos aplicativos na América do Norte.

Abraçando a economia de aplicativos de braços abertos

Os consumidores estão procurando maneiras diferentes de gerenciar suas vidas enquanto estão confinados e, em alguns casos, os aplicativos podem fornecer a solução perfeita.

De fato, as pessoas gastaram 20% mais tempo usando aplicativos no primeiro trimestre de 2020 em comparação a 2019. Durante esse período, os consumidores também gastaram mais de US $ 23 bilhões em lojas de aplicativos – o maior gasto por trimestre registrado até hoje.

Enquanto os consumidores em todo o mundo se apóiam em aplicativos para apoiá-los em tempos de crise, o que exatamente os consumidores na América do Norte estão usando?

Subindo ao topo

Dado o grande volume de pessoas trabalhando remotamente, não é surpresa ver os aplicativos de bate-papo por vídeo e conferência on-line experimentando um crescimento explosivo. Na América do Norte, esses aplicativos testemunharam um aumento astronômico de 627% nos downloads e um aumento de 121% nos usuários ativos diários (DAUs).

O aplicativo de videoconferência Zoom expandiu sua base de usuários em todo o mundo em 300% em pouco menos de um mês. Mais de 500 participantes podem participar de uma reunião a qualquer momento, e por isso se tornou uma opção popular para conferências virtuais, festivais e até sermões religiosos. À medida que nos adaptamos à vida em ambientes fechados, o boom do Zoom não mostra sinais de desaceleração, apesar do recente escândalo de privacidade e segurança de dados do aplicativo .

Diminuindo a parada

Infelizmente, a vida em ambientes fechados não é propícia ao globetrotting. À medida que os downloads de aplicativos de viagens e hospitalidade na América do Norte diminuem 12%, essa é a dura realidade com a qual o setor precisa se adaptar no futuro próximo.

Curiosamente, as companhias aéreas dos EUA não viram uma redução nos downloads de aplicativos até o início de março, o que pode ser atribuído ao período posterior dos desligamentos do COVID-19 , em comparação com outros países do mundo.

No espaço de aluguel de curto prazo, o Airbnb sofreu um declínio drástico nas reservas e está adotando novos protocolos de limpeza na tentativa de apaziguar tanto os anfitriões quanto os convidados. Desde então, a empresa de tecnologia reduziu sua avaliação interna, de US $ 31 bilhões para US $ 26 bilhões , o que poderia atrapalhar o plano de abertura da empresa em 2020.

Vitorioso Emergente

Como as maiores redes de mídia social já possuem um público significativamente grande, novos downloads não são necessariamente uma métrica que pode fazer ou interromper esse grupo. Em vez disso, as DAUs são um indicador de sucesso muito melhor e, pelo que o relatório sugere, as pessoas se tornaram mais dedicadas a essas plataformas.

Para adultos nos EUA, o uso de mídias sociais saltou de 20% do total de aplicativos móveis no início do ano, para 25% em meados de março. De fato, entre janeiro e março, os usuários ativos diários no Instagram e no Facebook aumentaram para 127 milhões e 195 milhões, respectivamente.

Medindo o impacto global

Quando analisamos a popularidade dos aplicativos em diferentes partes do mundo, algumas observações interessantes aparecem. Antes de tudo, os aplicativos de assistência médica no sudeste da Ásia são classificados como emergentes – o que significa que são promissores, mas têm um número mínimo de usuários ativos.

Embora as DAUs de aplicativos de assistência médica no sudeste da Ásia estejam em declínio, fascinantemente, houve um aumento de 110% nos gastos com esses aplicativos durante o surto. O relatório sugere que isso pode ser atribuído à base de usuários se tornar mais fiel como resultado de campanhas publicitárias de construção de confiança neste espaço.

O setor imobiliário é um setor que vê um aumento e uma diminuição simultâneos de usuários em todo o mundo. No Oriente Médio, por exemplo, esses aplicativos estão explodindo em popularidade, mas em outras partes do mundo estão passando por uma desaceleração. Isso pode ser devido a restrições em certas partes do mundo que começam lentamente a se elevar.

Um Herói Desconhecido

A tecnologia está se tornando um tópico cada vez mais divisivo. Escândalos de segurança de dados, disseminação de informações falsas e seu impacto na saúde mental são apenas algumas das razões pelas quais o papel da tecnologia na sociedade é regularmente questionado.

No entanto, ele nos permitiu permanecer conectados em um momento de crise e também foi essencial para facilitar a disseminação de informações confiáveis ​​durante o bloqueio.

De qualquer forma, a pandemia nos mostrou como estamos vulneráveis ​​sem tecnologia – e como os aplicativos instrumentais nos mantêm ocupados, informados e são.

Fonte: Visualizing the COVID-19 Impact on App Popularity – https://www.visualcapitalist.com/covid-19-impact-on-app-popularity/

José Telmo

Publicitário, Professor de Marketing Digital, filósofo multimídia e nerd!

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