José Telmo

Relacionamento com clientes: Triângulo de Trabalho

Acredito que muitos já passaram por problemas ao realizar trabalhos e tarefas em diferentes níveis, não importa qual a sua profissão ou atividade, você sempre enfrentará problemas com acordos, ajustes de prazos, valores e afins. Acertar os limites para um trabalho antes de realizá-lo sempre demandou um esforço superior dos profissionais frente a seus contratantes, assim, deparei-me há algum tempo com uma fórmula que pode auxiliar na defesa de seu trabalho: o triângulo de trabalho.

josetelmo-triangulo-de-trabalho

Este triângulo funciona da seguinte forma: em seus vértices temos os atributos PRAZO, QUALIDADE e PREÇO, presentes em qualquer trabalho ou atividade que se possa exercer. Agora, para a execução do mesmo deve-se solicitar a seu contratante a escolha de apenas DOIS desses atributos para uma perfeita execução. Isso pode resolver muitas questões e ser um meio de justificar a situação destes atributos. Por exemplo: Caso o cliente opte por um serviço de QUALIDADE e PREÇO acessível, a questão do PRAZO deverá ser negociada, o que poderá demandar mais tempo do profissional e mesmo o engajamento de uma equipe, treinamento ou estudo de tecnologias e métodos a serem empregados.

De outra forma, se optarem por PREÇO e PRAZO, a QUALIDADE do serviço poderá ser comprometida por não haver uma verba ou tempo de estudo para uma solução viável ou personificada. Na última hipótese ao se escolher QUALIDADE e PRAZO o atributo PREÇO deverá refletir à altura a necessidade e demanda exigida pelo cliente.

Com este gráfico de escolhas uma reunião de trabalho sobre as atividades a serem realizadas serão muito mais produtivas o que ajudará, de início, a encontrar e definir metas, prazos e responsabilidades bem como o reconhecimento por parte do contratante do que estará sendo realizado e das exigências por ele feitas.

José Telmo

Publicitário, Professor de Marketing Digital, filósofo multimídia e nerd!

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.