José Telmo
O Fenômeno Juliette nas redes sociais

O Fenômeno Juliette nas redes sociais

Juliette, participante do BBB 2021 tem a sua disposição uma equipe para cuidar de suas redes. Mas o verdadeiro fenômeno por trás de seu rápido crescimento nos primeiros meses do ano, chegando a 29 milhões somados, segundo Meio e Mensagem.

Nesta palestra, realizada para a Miami Ad School da ESPM, a responsável pela equipe social da paraibana, a Candy Ferraz, compartilhou muito de sua experiência e desafios. Abaixo um pouco do que foi apresentado:

A equipe, enxuta, foi formada por vários profissionais de forma voluntária, pois não há verba e Juliette não possuía investimento ou mesmo uma presença forte nas redes antes do BBB. Vários dos profissionais dividem-se entre várias tarefas envolvendo redação, relacionamento, produção de conteúdo e design.

Destaque para a formação de comunidade, os cactos, pelo seu engajamento superior a muitos microinfluenciadores — por serem menores, o engajamento é maior, proporcionalmente. E a escolha do cacto como emoji (🌵), viralizou como a identidade dos apoiadores.

Todo o conteúdo gerado é um desafio, feito “na unha e de última hora”. A equipe não possui verba ou acesso privilegiado a materiais e muito é feito com base no que é capturado das transmissões e algum conteúdo antigo, trabalhando com personalidade e sem uma supervisão da personalidade (afinal, ela está isolada). A equipe trabalha muito no processo “isso a Juliette faria?” para criar conteúdos para seus seguidores.

Uma grande virada foi quando a conta foi bloqueada no Twitter e graças ao Renê Silva (Voz das Comunidades) ela foi resgatada e Renê propôs que usassem o poder da rede para apoiar projetos sociais, dando mais uma personalidade ao perfil. Aliás, o regionalismo tão presente, com temas e assuntos do nordeste e Paraíba, não excluem o resto do país, mas demonstram a força da origem sem ser excludente.

Devido a situações na casa do BBB, pesquisas são afetadas aqui fora. Um case foi a questão do cuscuz e de como era feito, na apresentação, demonstrou-se que a pesquisa pelo termo cresceu graças ao programa, conforme dados do Google Trends:

Uma interessante pergunta para Candy Ferraz foi: “o distanciamento do cliente facilita na criatividade?” Após risadas, a realidade é que o desafio é maior, já que não contam com um aval ou orientação e tudo é feito com base na experiência próxima de alguns e muito do movimento e relacionamento com os seguidores. Ainda assim, crises e fakes são lidados com transparência, sem inventar respostas ou “passar pano” para a participante do BBB.

Agora que milhões a seguem o grande desafio da equipe, nesta reta final, é a conversão. Conseguir conquistar votos para sua possível chegada entre os três finalistas.

Moral da história: o case demonstra que mesmo pequenas equipes, com limitada verba e até distanciamento do cliente, é possível lidar com criatividade e inovação nas redes sociais e na gestão de equipes e tarefas.

Fontes:

José Telmo

Publicitário, Professor de Marketing Digital, filósofo multimídia e nerd!

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