José Telmo

Ferramentas para professores: como criar suas aulas online com o Loom

Plugin permite capturar aba do navegador ou tela inteira do Computador e criar vídeo compartilhável.

Salve pessoal!

Nesta edição do #diariodapandemia, resolvi trazer uma nova ferramenta que pode ser de muita utilidade para as suas aulas online. Ela é gratuita, simples e fácil de usar, além de não precisar instalar nenhum aplicativo, apenas usar o seu navegador Chrome instalado.

Estou falando do LOOM – Gravador de tela gratuito é, segundo o criador, a maneira mais eficaz de transmitir sua mensagem, não importa onde você trabalha.

Loom é uma extensão para o navegador Google Chrome que permite gravar a tela do computador sem precisar instalar qualquer ferramenta ou software. Fácil como um clique ou atalho do teclado, o plugin permite capturar só a tela, a tela e o vídeo de sua câmera do computador.

Também pode-se gravar imagem do desktop inteiro ou de uma aba específica do Chrome, podendo escolher gravar o áudio ou não. O programa é simples e bem completo com variada compatibilidade com câmeras e microfones.

ATENÇÃO: Diferente de outras plataformas, o Loom NÃO faz transmissões ao vivo ou possui chat para reuniões em tempo real. Esta ferramenta é ótima para a gravação de conteúdo para ser exibido em detalhes ou passo a passo para seus alunos ou equipe de trabalho.

Instalação

Passo 1: Acesse o site do Loom em http://loom.com e clique no botão “Get Loom For Free” e inscreva-se com sua conta do Google.

Outra opção é ir direto para a página do plugin para Chrome em: https://chrome.google.com/webstore/detail/loom-video-recorder-scree/liecbddmkiiihnedobmlmillhodjkdmb

Passo 2: Clique no ícone da extensão (e faça login usando o Google, caso não tenha ido direto ao site, no passo 1), como na imagem abaixo.

Hora de gravar a tela

Passo 1: Clique no botão do plugin no Chrome e escolha como vai capturar:

  1. Tela e câmera
  2. Apenas a tela
  3. Somente a câmera

É possível também fazer a gravação sem áudio, possivelmente, para demonstrar algo ou processo, como uma ferramenta ou site.

Detalhe: se você precisar usar uma webcam ou microfone externos clique em “Show advanced options”, para selecionar estas acessórios externos. Quando tudo estiver pronto, clique em “Start recording”.

Passo 2. Para gravar, o Loom usa o recurso nativo de compartilhamento de tela do navegador Chrome. Selecione se deseja gravar a tela inteira (ou telas, se tiver mais de um monitor) ou uma aba do navegador. Só então clique em “Compartilhar” para começar a gravar.

Passo 3. Uma contagem regressiva começa antes da gravação. Você pode interromper a gravação neste momento, clicando em qualquer lugar da tela. Ou depois de iniciado, clicando em “Interromper compartilhamento”.

Passo 4. Para finalizar a gravação, basta clicar no botão verde, ao lado da imagem de sua câmera.

Passo 5. Ao finalizar a gravação o Loom o levará para uma nova aba, direto para uma página contendo o vídeo recém gravado. Nesta página você pode editar o vídeo (uma edição simples, de cortes). Para compartilhar, clique em “Copy link” para copiar o endereço de compartilhamento do vídeo para seus alunos.

Extra

Tal como no YouTube, é possível embarcar o vídeo em sua página ou site para acesso externo dos alunos. Clique no ícone de compartilhamento e depois em Embed.

Na janela seguinte, escolha entre o código HTML de tamanho responsivo ou fixo (em pixels).

Clique em Copiar código e cole no editor de texto de seu site. A partir daqui, o Loom player será reproduzido incorporado em sua página da web.

José Telmo

Publicitário, Professor de Marketing Digital, filósofo multimídia e nerd!

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.